O Comitê de Ética da Fifa termina nesta semana a investigação interna sobre a suspeita de compra de votos nas eleições das sedes das Copas de 2018 e 2022. O inquérito é apurado pela entidade há alguns meses e esquentou com as recentes notícias relacionadas a possíveis irregularidades, principalmente na escolha do Qatar. O tema deve ser debatido no Congresso e na reunião do Comitê-Executivo da Fifa, marcados para a próxima semana, em São Paulo.
Prazo final. Apesar de o assunto estar na pauta das reuniões da semana que vem, a programação do Comitê de Ética da Fifa prevê que o relatório final sobre as investigações deve ser concluído apenas em meados de julho, depois do fim da Copa.
‘Sprint’. Os juízes e bandeirinhas da Copa fazem a reta final de preparação para o torneio. Os 25 trios de arbitragem convocados pela Fifa estão treinando no centro de treinamento CFZ, do ex-jogador Zico, no Rio, desde o dia 1º. Os treinos vão até o dia 10.
Apressados. O presidente da CBF José Maria Marin e o vice da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, estiveram no Serra Dourada, no amistoso contra o Panamá, mas não assistiram toda a partida. Eles deixaram o estádio goiano aos 28 minutos do segundo tempo. Viram o último gol, de Willian, e logo saíram.
Dia… Mesmo com a possibilidade de o metrô estar em greve nesta sexta, não há um plano especial de transporte em São Paulo para o amistoso entre Brasil e Sérvia.
…útil. Autoridades paulistas argumentam que o jogo não é um evento-teste e não acontecerá no estádio da Copa, o Itaquerão. Por isso, não faria sentido criar um esquema especial.
Microfone… A realização da Copa no Brasil fez até com que a presidente Dilma Rousseff flexibilizasse o horário de veiculação da “Voz do Brasil” nas rádios, algo que as emissoras brigam há anos.
…aberto. A determinação da presidente prevê que, durante a Copa, o programa poderá ser transmitido entre 19h e 22h –em dias normais, o horário fechado é entre 19h e 20h. O motivo da mudança é que, desse novo modo, os jogos do Mundial à noite podem ser transmitidos.
DIVIDIDA
“O ambiente aqui está ótimo. Deixa eles lá
Fernandinho,
volante da seleção brasileira e do Manchester City, ao comentar que não pretende ficar conversando com seus colegas de clube que estarão no Brasil durante a Copa do Mundo