Mordaça
Foi proibida manifestação com cartazes no terceiro jogo da seleção brasileira na Copa, em Brasília, e em todas partidas na capital do país. O governo do Distrito Federal fez uma cartilha aos torcedores dizendo que qualquer faixa “com conteúdo ofensivo” será recolhida no acesso ao Mané Garrincha. O guia prega também que bandeiras grandes, maiores de 3 m², também estão impedidas de entrar por atrapalharem a visão dos torcedores.
Unidos venceremos. O governo do DF chamou a recomendação dos cartazes de “Torcida unida”. A cartilha contém ainda o item “Sem marmita”. O texto pede que os torcedores não levem nenhum tipo de alimento e diz que o estádio venderá alimentos e bebidas.
…pronto. Ele chama o Itaquerão de “Arena Fly Emirates”, em referência à empresa aérea, com a qual Andres Sanchez, ex-presidente do clube, negocia. Sanchez, aliás, está em Dubai, e teria uma reunião com a Emirates.
Acesso restrito. Ao contrário do que aconteceu nos amistosos pré-Copa, o hotel da seleção em São Paulo para o jogo da abertura será fechado: só poderão entrar hóspedes e parceiros da Fifa. Em Goiânia e na passagem pela capital paulista na semana passada, o lobby do hotel foi aberto para a imprensa e para alguns torcedores.