Governo do DF faz cartilha proibindo cartaz de protestos nos jogos da Copa

Por Bernardo Itri

Mordaça

Foi proibida manifestação com cartazes no terceiro jogo da seleção brasileira na Copa, em Brasília, e em todas partidas na capital do país. O governo do Distrito Federal fez uma cartilha aos torcedores dizendo que qualquer faixa “com conteúdo ofensivo” será recolhida no acesso ao Mané Garrincha. O guia prega também que bandeiras grandes, maiores de 3 m², também estão impedidas de entrar por atrapalharem a visão dos torcedores.

Unidos venceremos. O governo do DF chamou a recomendação dos cartazes  de “Torcida unida”. A cartilha contém ainda o item “Sem marmita”. O texto pede que os torcedores não levem nenhum tipo de alimento e diz que o estádio venderá alimentos e bebidas.

Big… O desembarque da seleção de Portugal não poderá ser visto, já que o protocolo da Fifa diz que a delegação sai do avião direto para o ônibus. Mas haverá até transmissão ao vivo da chegada.

…Brother. As TVs de Viracopos vão transmitir o desembarque de Cristiano Ronaldo e companhia. Eles chegam nesta quarta (11).

Nome… Francesco Arruda, o intermediário do Corinthians com empresários árabes para a venda dos naming rights do Itaquerão, já usa um nome para o estádio.

…pronto. Ele chama o Itaquerão de “Arena Fly Emirates”, em referência à empresa aérea, com a qual Andres Sanchez, ex-presidente do clube, negocia. Sanchez, aliás, está em Dubai, e teria uma reunião com a Emirates.

Acesso restrito. Ao contrário do que aconteceu nos amistosos pré-Copa, o hotel da seleção em São Paulo para o jogo da abertura será fechado: só poderão entrar hóspedes e parceiros da Fifa. Em Goiânia e na passagem pela capital paulista na semana passada, o lobby do hotel foi aberto para a imprensa e para alguns torcedores.