A presidente Dilma Rousseff evitará aparecer ao lado de José Maria Marin nesta quinta, durante a abertura da Copa do Mundo. A orientação no Planalto é para que Dilma seja mantida o mais distante possível do presidente da CBF e do COL e que não seja fotografada perto do cartola. De acordo com auxiliares da presidente, haverá apenas os fotógrafos oficias do Planalto e da Fifa para registrar os momentos da petista nas dependências do Itaquerão.
Cúpula. Até quarta-feira (11) à noite, o Palácio do Planalto havia confirmado a presença de 11 chefes de Estado na abertura da Copa, além do secretário-geral da ONU, Ban KI-Moon. Entre os presidentes que estarão no Itaquerão estão Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Michele Bachelet (Chile).
Pela beirada. Outros dez chefes de Estado haviam confirmado ainda que estarão em no Brasil durante a Copa, mas em outras partidas do torneio. O rei da Holanda, Guilherme Alexandre, por exemplo, tem marcada ida para Porto Alegre, no dia 18, quando a seleção de seu país enfrenta a Austrália.
Isonomia. A manifestação de torcedores, com cartazes ou faixas, serão proibidas em todos os estádios da Copa, não apenas nos jogos do Brasil. A Fifa montou um código de conduta dizendo que qualquer mensagem apontada por ela como ofensiva será barrada na porta das arenas.
Bola oval. Logo ao desembarcarem no aeroporto de Viracoposl, quarta-feira (11), os jogadores da seleção de Portugal sacaram da mala uma bola de… rugby. O volante Raul Meireles ficou jogando a bola para seus colegas.
#TônaCopa. Antes mesmo da bola rolar, a menção “#Copa” nas postagens públicas do Instagram já passa de 345 mil interações. Até o último dia 6, as citações estavam marcadas em 308 mil imagens. Em média, foram mais de 7,5 mil imagens por dia postadas com essa referência.
#TônaCopa2. O termo “#WorldCup” já foi utilizado mais de 912 mil vezes e “#futebol” ultrapassou a marca de 653 mil menções no Instagram até agora. A expectativa da rede social é que as “selfies” engordem esses números durante o jogo Brasil x Croácia–se a internet funcionar no Itaquerão.
Colaborou JUCA KFOURI, colunista da Folha
DIVIDIDA