Morumbi já formalizou pedido para ser sede do futebol na Olimpíada-16

Por Bernardo Itri

Saiu na frente

O São Paulo já entregou ao comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 uma carta de intenções oficial demonstrando seu interesse em receber as partidas de futebol da Olimpíada do Rio, que será realizada em cerca de dois anos. As tratativas entre clube e organização iniciaram há alguns anos. São Paulo deve receber cerca de 14 jogos. Um atrativo para o torneio olímpico é o de que a seleção jamais trouxe o ouro para o país.

Casa nova. Criador da Secretaria de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Reis Rocha deixou a multinacional de auditoria e consultoria KPMG, onde era diretor da área de esportes. Rocha assumiu a diretoria de infraestrutura da SPTuris, braço da Prefeitura de São Paulo que executa ações na área de turismo.

Foco. Após atuar na organização das partidas da Copa do Mundo em São Paulo, a prioridade da SPTuris na área de esportes agora é a participação de São Paulo nos Jogos Olímpicos-16.

Efeito 2016. O Ministério do Esporte e a Caixa Econômica Federal garantiram a edição deste ano do Brasileiro de futebol feminino. Foi publicado nesta sexta-feira (15) no “Diário Oficial da União” patrocínio de R$ 10 milhões da Caixa para custear despesas, assim como ocorrera no ano passado.

Novidade. O principal diferencial nesta edição do Brasileiro feminino de futebol é a presença na competições de clubes tradicionais e de grandes torcidas, como Vasco, Botafogo, Bahia, Sport e Portuguesa.

Pop. A ideia do ministério, que havia sido discutida junto com à CBF, foi tornar a competição mais atraente ao público e também aos patrocinadores do Nacional. A primeira rodada já tem data marcada para ser realizada: dia 10 de setembro.
Repeteco. Dirigentes ligados à organização da Olimpíada estão preocupados com uma eventual invasão de turistas sul-americanos nos Jogos Olímpicos.

Sem-teto. A previsão é que um número grande de turistas, maior até do que ocorreu na Copa, viajem ao Rio de motorhome (trailer motorizado). Mas o Sambódromo já está reservado para competições esportivas.

Mãos abanando. Na Fifa, ficou a sensação que a interação com dirigentes brasileiros poderia ter sido melhor. Cartolas da entidade que dirige o futebol mundial culparam a falta de tempo e a barreira linguística para que isso não tenha acontecido.

Crime e castigo. Além de devolver o valor dos ingressos que o advogado Gianpaulo Scaciota pagou para assistir com o filho o Brasil Open de tênis do ano passado, quando a dupla teve de sentar nas escadas por não haver lugares marcados, a Justiça determinou que a Koch Tavares pague ainda indenização de R$ 7.000.

Bola de neve. Originalmente, a Koch teria só de ressarcir o valor dos ingressos a Scaciota. A nova decisão aconteceu após recurso da empresa. A Koch recorrerá também dessa nova decisão.

Colaborou FERNANDO ITOKAZU, de São Paulo

Dividida

“É conflito de interesse um condenado [em primeira instância] na Justiça a devolver dinheiro para o clube concorrer à eleição
Antonio Carlos Lemos Basto,
conselheiro vascaíno, sobre rumor de que Eurico Miranda tentará a presidência