Para Felipão, lista de Dunga mostra que seu trabalho não foi ruim

Por Bernardo Itri

Copo meio cheio

Luiz Felipe Scolari vibrou ao saber da convocação de Dunga, a primeira após o fiasco na Copa do Mundo. Na avaliação do ex-técnico da seleção brasileira, a lista de jogadores anunciada ontem mostrou que seu trabalho no time nacional não estava totalmente errado. A prova disso, na visão de Scolari, foi que Dunga chamou dez atletas que estiveram no Mundial, sendo que oito deles participaram dos 7 a 1 sofridos ante a Alemanha.

Figurinha… Scolari apontou a amigos que, não fosse a lesão de Thiago Silva, o número de convocados por Dunga que estiveram na Copa seria ainda maior, 11.

…repetida. Os oito da lista de Dunga que atuaram no fiasco contra a Alemanha foram Maicon, David Luiz, Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Hulk e Willian. Jéfferson e Neymar também estavam na Copa.

Contraste. Ao contrário do que passou na Copa-2010, quando Andres Sanchez foi o chefe de delegação, Dunga terá um cartola “low profile” ao seu lado nos primeiros jogos à frente da seleção. Ednaldo Rodrigues, presidente da federação baiana, foi o escolhido para chefiar a delegação do time nacional contra Colômbia e Equador.

X

Última… O estafe de Dedé lamentou a ausência do zagueiro da convocação de Dunga. Imaginava-se que, pela boa fase que vive no Cruzeiro, ele estaria na lista, possivelmente na vaga de Gil.

…chamada. A convocação de Dedé era tratada por seu estafe como a grande oportunidade para que o mercado europeu se atentasse novamente ao jogador e fizesse uma proposta para contratá-lo. A leitura é que, fora da seleção, dificilmente ele terá uma oferta antes do fim da janela de transferências, que fecha no dia 31.

Cobrança. Alexandre Pato, Alan Kardec, Kaká e Paulo Henrique Ganso serão cobrados pela comissão técnica do São Paulo para serem mais participativos na marcação da equipe. O diagnóstico no Morumbi é que a defesa do time está muito exposta nos jogos e que essa é a causa da instabilidade do time nas últimas partidas.

Gangorra. A intenção no São Paulo, é que, com os astros mais participativos, o time sofra menos gols e possa subir na tabela do Brasileiro.

Em aula. Após ter dito ontem ao jornal “Zero Hora” que se frustrou por não ter sido chamado para assumir o comando da seleção brasileira, Tite vai continuar seu período de estudo do futebol.

Intercâmbio. O ex-técnico do Corinthians vai procurar o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, para uma reunião nas próximas semanas. A intenção de Tite é marcar uma viagem à Espanha para estudar o esquema tático 4-1-4-1, bastante utilizado no futebol europeu recentemente, mas que não é muito propagado no Brasil.

Intercâmbio 2. Nos últimos dias, aliás, Tite se encontrou com outro técnico estrangeiro. O ex-corintiano esteve em Buenos Aires, onde se reuniu com o argentino Carlos Bianchi.

Colaborou MARCEL RIZZO, enviado especial ao Rio

DIVIDIDA

“Quem dos jovens tiver o rendimento ideal vai ficar

DUNGA

técnico da seleção brasileira, pregando que os jogadores convocados, mesmo com pouca idade, devem mostrar resultado rapidamente para permanecer no time