Ricardo Graiche, auditor do STJD acusado de publicar mensagens racistas no Facebook, afirma que “repudia qualquer tipo de discriminação” e que “nunca admitiu atitudes racistas”.
À coluna, o auditor, que participou do julgamento do Grêmio e condenou o clube, tenta até justificar uma das mensagens postadas. Graiche alega que, no Recife, “macaco” é sinônimo de “gato de energia”, e por isso postou uma das imagens.
“Para ilustrar o grau de distorção contida na insinuação, basta analisar uma das mensagens citadas, a do humorista nordestino Zé Lezin, que brinca com o aumento da tarifa de energia elétrica. Quem, como eu, viveu em Recife sabe que lá a ligação clandestina de energia elétrica é chamada de “macaco”, da mesma maneira que em São Paulo é chamada de “gato”, diz Graiche, sobre uma das postagens (veja abaixo).
Graiche ainda diz que considera que atos racistas merecem punição exemplar e que isso foi demonstrado quando ele votou a favor da punição ao Grêmio no caso das ofensas ao goleiro Aranha.
O auditor ressalta que ele mesmo pediu a instauração de inquérito no STJD para apurar os fatos. Ele também solicitou seu afastamento do tribunal, como informou o Painel FC, ontem.
Veja abaixo toda a explicação de Graiche.
1) Inicialmente, conforme se verifica na carta anexa enviada ao STJD na data de hoje, esclareço que fui eu quem solicitou a abertura do inquérito para apuração das supostas ”mensagens racistas” que eu teria postado no Facebook. Considero que tal inquérito é a melhor maneira de demonstrar a verdade dos fatos.
Para ilustrar o grau de distorção contida na insinuação, basta analisar uma das mensagens citadas, a do humorista nordestino Zé Lezin, que brinca com o aumento da tarifa de energia elétrica. Quem, como eu, viveu em Recife sabe que lá a ligação clandestina de energia elétrica é chamada de “macaco”, da mesma maneira que em São Paulo é chamada de “gato”.
2) Foi para garantir que o inquérito transcorra com a necessária isenção, bem como resguardar a imagem do tribunal , que requeri o meu licenciamento voluntário até a decisão do inquérito.
3) Finalmente, me entristece ver que gente mal intencionada tenha levantado esse tipo de suspeita contra alguém como eu, que repudia qualquer tipo de discriminação. Nunca admiti atitudes racistas e considero que elas merecem punição exemplar. Demonstrei isso claramente votando pela condenação e punição do Grêmio.