Grandes clubes de São Paulo sonham com código de ética

Por Bernardo Itri

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo começaram conversas após a Copa do Mundo para a criação de um código de ética. As discussões, promovidas pelo G4 Aliança Paulista (grupo que reúne as principais equipes do Estado), têm a ambição de estabelecer teto salarial a ser pago para técnicos e jogadores. Outra meta é evitar que atletas com contrato em vigência não sejam assediados por outro time dentro do G4.

Para depois. As negociações foram interrompidas porque Corinthians, Santos e Palmeiras têm eleições presidenciais nos próximos meses. Estão programadas para recomeçar em fevereiro.

Efeito. Os dirigentes acreditam que um acordo entre os grandes paulistas pode provocar adesão de clubes de outros estados.

Ajuda. O São Paulo tem intenção de ajudar a Portuguesa com empréstimos de jogadores em 2015. O primeiro da lista é o lateral argentino Clemente Rodríguez, afastado do elenco e treinando no CT de Cotia, usado pelas categorias de base.

Avaliação… No relatório da Fifa sobre o processo de escolha das sedes para as Copas de 2018 e 2022, chama a atenção que o grupo de avaliação classificou os 11 países candidatos entre baixo, médio ou alto risco.

… Sem valor. No relatório da entidade, apenas dois países não foram classificados como de baixo risco: Rússia e Qatar, justamente os escolhidos para sediarem os próximos dois Mundiais. Para a própria Fifa, a Rússia era nação de médio risco. O Qatar, alto risco.

Mercado. O Santos recebeu sondagem de 3,5 milhões de euros (R$ 11,2 milhões) para vender o lateral Eugenio Mena para o exterior.

Convite. A FBTF (Federação Brasileira dos Técnicos de Futebol) convidou o consultor Max Gehringer para participar de um debate com Muricy Ramalho e Emerson Leão sobre ética no mercado de trabalho no futebol.

Evento. Marcado para 1ë de dezembro, em Itu, o evento vai reunir outros treinadores para discussões sobre a profissão. Carlos Alberto Parreira e Alexandre Gallo devem fazer um painel sobre a tática no futebol atual.

Aquecimento. O evento-teste do tiro esportivo para os Jogos Olímpicos do Rio ocorrerá entre 14 e 25 de abril de 2016. A federação internacional de tiro esportivo já reservou a data no calendário.

Aquecimento 2. A competição será uma etapa da Copa do Mundo (rifle, pistola e carabina) e será em Deodoro. O evento, que deve ter maciça participação internacional, também testa operações e logística na instalação.

Corrida. A abertura da arena fez com que o Avanti, o programa de sócio-torcedor do Palmeiras, tivesse 21 mil novos associados neste ano. São 57 mil no total. É o clube brasileiro com o maior crescimento em 2014. Os membros do Avanti terão preferência na compra de ingressos.

Colaborou PAULO ROBERTO CONDE, de São Paulo

 

DIVIDIDA

“Estamos na reta final. É momento de avaliar oportunidades de melhorias para acelerar as decisões sobre o evento

GENERAL FERNANDO AZEVEDO E SILVA

presidente da Autoridade Pública Olímpica, ao completar um ano na instituição