Torcidas de Corinthians e Palmeiras têm emboscadas marcadas, diz promotor

Por Bernardo Itri

Um monitoramento de torcedores organizados de Corinthians e Palmeiras nos últimos dias motivou o Ministério Público a recomendar torcida única no clássico. O promotor Paulo Castilho relata ter identificado nas redes sociais as uniformizadas agendando emboscadas pela cidade no domingo. Neste cenário, o órgão diz que seria inviável fazer a PM se dedicar em peso às brigas, que poderiam ser evitadas com a torcida única.

Cobertor curto. “A Polícia Militar tem condições de fazer a segurança do jogo, mas isso tem um custo para a população: para colocar um efetivo escoltando 1.600 torcedores, vai precisar tirar policiais de algum lugar. Esse é o prejuízo”, diz Castilho.

Grampo. O promotor afirma ainda que o Ministério Público também tem monitorado por meio de escutas telefônicas os torcedores organizados para tentar evitar brigas. “Estamos fazendo de tudo, até escutas telefônicas, mas nada tem dado resultado. Minha paciência acabou”, diz Castilho.

X

Me inclua fora dessa. A diretoria do São Paulo contratou o escritório de advocacia Pinheiro Neto para viabilizar juridicamente o rompimento do contrato com o Habib’s. O acordo de patrocínio foi firmado na gestão de Juvenal Juvêncio, e a nova administração o considera lesivo para o clube. O atual contrato prevê pagamento de R$ 50 mil mensais em média, até o fim de 2016.

Revanche. A ideia da cúpula do São Paulo de reunir um grupo de empresários para emprestar dinheiro ao clube é tratada por membros da diretoria como uma maneira de responder a Abílio Diniz. O empresário e torcedor fanático do time era aliado de Juvenal e tem criticado a gestão de Carlos Miguel Aidar.

Na fila. Além de Edinho Silva (PT-SP), mais dois nomes estão sendo cotados em Brasília para assumir a Autoridade Pública Olímpica: Hortência e Flávio Canto.

Na fila 2. Ex-atletas, os dois são vistos como boas opções por não carregarem o estigma de serem indicações políticas e também por terem experiência em gestões esportivas. Canto possui o Instituto Reação, e Hortência foi diretora de seleções da CBB.

Quebra-cabeça. Caso Edinho Silva seja preterido na APO, ele deve ser o escolhido para chefiar a Agência Reguladora do Esporte, cuja criação foi discutida nesta semana em Brasília.

Novidade? A ideia levantada agora pela Casa Civil de regulamentar o Estatuto do Torcedor já está pronta desde junho de 2014. Os ministérios do Esporte e da Justiça entregaram o projeto à própria Casa Civil antes da Copa, mas o tema ficou engavetado.

Sono perdido. Não foram poucos os torcedores que ficaram acordados na madrugada de sábado (31) para assistir à luta de Anderson Silva, agora questionada sob suspeita de doping. Em São Paulo, a vitória sobre Nick Diaz –também pego no exame antidoping– registrou 16 pontos de audiência. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.

DIVIDIDA

“Pedi ao Fernando Alba [gerente da base] só a Copinha. Ele me deu a tríplice coroa [Paulista, Brasileiro e Copinha]

MÁRIO GOBBI

presidente do Corinthians, sobre os recentes títulos da base alvinegra