Seleção brasileira terá apenas uma semana de treino para a Copa América

Por Bernardo Itri

A seleção brasileira fará uma preparação mínima para a Copa América no Chile, primeira competição oficial após o fiasco no Mundial-2014. O planejamento da comissão técnica prevê apenas uma semana de treinamentos antes da estreia, contra o Peru, dia 14 de junho. Há ainda um agravante: se algum brasileiro participar da final da Liga dos Campeões, se apresentará atrasado na Granja Comary, local dos treinos.

Casa ampliada. De acordo com o Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF, a Granja Comary estará diferente do que se viu na Copa do Mundo. O centro de treinamento em Teresópolis (RJ) terá quatro campos com tamanho oficial —no período do Mundial, havia apenas dois, sendo que um deles não tinha as mesmas dimensões previstas do padrão Fifa.

X

Ideologia. Ataíde Gil Guerreiro, vice de futebol do São Paulo, diz ter rejeitado a contratação de Eto’o durante a janela de transferências do início do ano. “Não poderia aceitar. Iria contra o que eu digo: ‘não vamos contratar jogadores acima dos 30 anos’”, afirma o cartola. O camaronês acabou fechando com a Sampdoria, da Itália.

Itinerante. Criticado internamente, Muricy Ramalho planeja levar treinos do time principal para Cotia. A ideia é aproximar a equipe são-paulina com as categorias de base e observar mais de perto jovens jogadores que ficam isolados no centro de treinamento fora da capital.

Economia. A saída de Patito Rodriguez, acertado com um clube da Malásia, representa um grande fôlego para a folha salarial do Santos. Em péssima condição financeira, o clube economizará R$ 160 mil, valor que gastava mensalmente com os vencimentos do atacante.

Na ponta… Ao assumir a conta dos equipamentos esportivos e da segurança para os Jogos Olímpicos, o governo federal entende que não há mais justificativas para que o Comitê Organizador da Rio-16 estoure seu orçamento, de R$ 7 bilhões. A cobrança é feita porque, se o gasto for maior do que o projetado, será o próprio governo que terá de cobrir o rombo.

…do lápis. O comitê diz que, pelo menos até o fim de 2015, a conta não estoura.

Boas-vindas. O ministro do Esporte George Hilton vai fazer um jantar nesta segunda-feira (23) para recepcionar o COI, que inicia as reuniões sobre os Jogos Olímpicos. O encontro será no Palácio São Clemente, no Rio.

Edição. O governo federal fala em fechar nesta semana o texto da Medida Provisória que refinancia a dívida dos clubes, com as contrapartidas acordadas com o Bom Senso.

Fiel da balança. O apoio dos EUA pode ser decisivo para o príncipe da Jordânia, Ali Bin Al-Hussein, na eleição da Fifa. A expectativa entre cartolas internacionais é que, se for divulgado, o material coletado por Chuck Blazer como informante do FBI deve comprometer a reeleição de Joseph Blatter.

Colaborou SÉRGIO RANGEL, do Rio

DIVIDIDA

“A casa do Santos é onde houver torcida do Santos. Temos que respeitar e aumentar essa torcida

MODESTO ROMA JÚNIOR

presidente do Santos, defendendo que o time também jogue fora da Vila Belmiro