Custo de R$ 7 milhões faz São Paulo desistir de organizar fan fest da Olimpíada

Por Bernardo Itri
Embora ainda esteja em aberto se vai sediar os jogos de futebol da Olimpíada-16, São Paulo já diminuiu sua participação nos Jogos. A prefeitura da capital decidiu que não vai mais fazer fan fests do evento, chamadas pelo Comitê Olímpico Internacional de “Live sites”. Estimado em R$ 7 milhões, o custo das transmissões públicas nos moldes exigidos motivou o município a descartar os eventos –na Copa, São Paulo teve uma fan fest no Vale do Anhangabaú.

Dia D. A prefeitura, o governo de SP e o Comitê Organizador da Rio-16 se reúnem nesta segunda para avaliar se a capital paulista vai sediar os jogos da Olimpíada. 

Sinuca. Após propor na medida provisória a limitação de mandatos na CBF, o governo federal vê a confederação em posição complexa. Entende que uma crítica da CBF à norma de democratização causará grande mancha à imagem da entidade.

Delação… No conjunto de regras da MP que tratam sobre gestão temerária e responsabilidade de dirigentes, uma delas deve agitar a vida política dos clubes. O texto diz que os novos gestores que não denunciarem o descumprimento dos deveres da gestão anterior são suscetíveis de responsabilização solidária por tais atos ilícitos.

…premiada. “Quando há mudança de gestão com entrada da oposição, esta obrigação tende ser cumprida. A dúvida reside no que vai ocorrer quando houver troca de gestão dentro do mesmo grupo político”, aponta Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo. 

Efeito dominó. Além da solidariedade no pagamento de indenizações, o cartola punido será considerado inelegível por dez anos em qualquer entidade desportiva.

8 a 1? Eleito a revelação do Brasileiro de 2014, Erik negocia sua saída do Goiás justamente para a Alemanha, algoz da seleção. O clube do centro-oeste está tratando com um fundo de investimento alemão a venda dos direitos econômicos. Se comprar os direitos de Erik, os investidores devem colocá-lo em clubes de seu país.

Balança. O Goiás rejeitou recentemente uma proposta da China por Erik. Os chineses oferecerem 3 milhões de euros, mas a diretoria alviverde exige ao menos 5 milhões de euros para vender o jogador, de 20 anos.

Balança 2. Pesa ainda a favor da saída de Erik alguns problemas de relacionamento que o atacante tem com os demais jogadores do Goiás.

Não tá… O governo do Distrito Federal promete, enfim, lançar um processo para privatizar a administração do Mané Garrincha. O plano da Secretaria de Turismo local é fazer a chamada de interessados até junho.

…mais comigo. Para atrair mais empresas, a secretaria de turismo do DF pretende englobar no processo de licitação um pacote de espaços públicos. A privatização deve incluir as gestões do autódromo Nelson Piquet e do ginásio Nilson Nelson, além do Mané Garrincha.

DIVIDIDA

“Isso causa um sério prejuízo esportivo e financeiro às ligas europeias

Frederic Thiriez

presidente das Ligas Europeias de Futebol, criticando a decisão da Fifa de realizar a Copa-2022, no Qatar, entre novembro e dezembro