Olimpíada fará com que Maracanã fique fechado por até 9 meses

Por Bernardo Itri

Atual casa de Flamengo e Fluminense, o Maracanã não vai poder receber jogos de futebol durante grande parte de 2016. A previsão de gestores do estádio é que ele fique de seis a nove meses fechado no próximo ano por causa dos Jogos Olímpicos do Rio. O período engloba as disputas da Olimpíada e da Paraolimpíada, além do tempo de adaptação do estádio para sediar as competições e a cerimônia de abertura dos Jogos.

Preparativos. Envolvidos na negociação sobre o período que o Maracanã ficará fechado afirmam que a preparação para a cerimônia de abertura é muito complexa e demanda uma adequação específica do estádio.

Perdas e danos. Com o fechamento, o governo do Rio deve ter que indenizar a administração do Maracanã, que não poderá realizar nem eventos nem jogos de futebol no estádio durante o período.

X

Passaporte. Goleiro da base do Santos e campeão da Copa São Paulo em 2013, Gabriel pode seguir o mesmo rumo de Rafael Cabral, que se transferiu para o Napoli. O jogador, de 21 anos, está tirando cidadania italiana para facilitar uma eventual transferência para a Europa.

Quem manda? A atuação de Andres Sanchez na gestão do Corinthians já começa a criar insatisfações no clube. Cartolas têm reclamado que o ex-presidente, atual superintendente de futebol, está dando mais cartas no Parque São Jorge do que Roberto de Andrade.

Interlocutor. Outro foco de reclamação é Eduardo Ferreira, diretor-adjunto de futebol. Dirigentes do Corinthians apontam que o cartola, conhecido como Edu da Gaviões, é quem relata tudo o que acontece no clube ao ex-presidente.

De longe. A Globo está avisando aos clubes da Série A do Brasileiro que não vai levar os presidentes à final da Liga dos Campeões da Europa neste ano. A medida rompe com a tradição dos últimos anos –a emissora oferecia passagens e ingressos aos cartolas dos principais clubes do país para ir à decisão da torneio europeu.

De perto. Por outro lado, a CBF já avisou aos presidentes de federações estaduais e dos clubes que vai levá-los à posse de Marco Polo Del Nero na entidade, em abril.

Corta… O deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR) propôs uma emenda à medida provisória do futebol para punir severamente jogadores, técnicos, cartolas e árbitros envolvidos em manipulação de resultados.

…essa. A proposta prevê o banimento do esporte de qualquer pessoa ligada ao futebol que negocie vantagem em competições. Diz ainda que as pessoas que souberem da manipulação e não relatarem às autoridades também estão passíveis de pena.

Cara, crachá. Gabriel Paulista, jogador do Arsenal que foi convocado para seleção brasileira, se encontrou com Alexi Portela, ex-presidente do Vitória, seu ex-clube. O zagueiro ganhou uma carteirinha de sócio-torcedor do clube baiano.

DIVIDIDA

“O mata-mata vai ajudar a diminuir a disparidade das cotas de TV

EDNALDO RODRIGUES

presidente da Federação Baiana de Futebol, criticando o modelo atual da divisão dos direitos de televisão do Brasileiro e defendendo a mudança no modelo atual