Fifa marca reunião extraordinária e Conmebol teme perder vaga na Copa

Por Bernardo Itri

A Fifa marcou uma reunião extraordinária de seu Comitê Executivo para 30 de maio, na sede da entidade, em Zurique, para definir as vagas de cada confederação para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Pela primeira vez, a Conmebol teme que possa perder a possibilidade de ter a quinta vaga, via repescagem, o que limitaria em quatro seleções da América do Sul no Mundial. Oceania e Ásia pleiteiam o fim da repescagem.

Números. Os argumentos consideram a proporção: a Oceania tem 11 filiados, e não tem vaga direta. A Ásia, com 47 membros, tem as mesmas 4,5 vagas (a meia incerta via repescagem) que a Conmebol, que tem dez seleções. Os sul-americanos falam da tradição, com base nos nove títulos mundiais, para tentar manter o número de vagas em Copas.

Na mesa. Um dia antes da reunião, haverá a eleição para presidente da Fifa, com três candidatos contra o atual presidente, Joseph Blatter. As promessas de campanha pesarão na decisão, mas uma proposta é que a Oceania ganhe sua vaga e América do Sul, Ásia e Concacaf disputem a que sobraria em uma repescagem.

Benção. A diretoria do São Paulo conversará com Rogério Ceni, capitão da equipe, sobre a vontade de contratar técnico linha-dura para o lugar de Muricy. Quer sentir como o grupo receberia a informação. Por ora, não se falará em nomes, mas no perfil imaginado.

Nova função. Demitido do cargo de supervisor de futebol do Corinthians, Saulo Magalhães, que estava no clube desde 2008, deve ser incorporado à equipe que trabalha no escritório em São Paulo do deputado federal Andrés Sanchez (PT), que é ex-presidente corintiano.

Funções. Mesmo se Ana Moser assumir a presidência da APO (Autoridade Pública Olímpica), a parte técnica do órgão continuará sendo tocada pelo diretor-executivo, Marcelo Pedroso, que hoje está como presidente em exercício após a saída do general Fernando Azevedo e Silva, em fevereiro.

Rainha. Para o governo federal, é importante ter na APO uma ex-atleta que hoje é uma das principais ativistas pró-esporte para dar credibilidade ao consórcio.

Tendência. Não são apenas os clubes brasileiros que têm como maior receita os direitos de transmissão de TV. De todo o dinheiro que a Fifa recebeu em 2014, 43% (R$ 8,4 bilhões) foram arrecadados em acordos com TV, a maior parte disso, R$ 8,2 bilhões, resultado das vendas para a Copa-2014.

Divisão. O restante da receita da Fifa em 2014 veio 29% de marketing [patrocinadores] e 28% dividido entre outros eventos [como Mundial de Clubes], direitos de licenciamento e de hospitalidade nas competições que organizou.

Na Polônia. O ex-jogador Zico será o embaixador do canal Esporte Interativo, em Varsóvia, para promover a transmissão da final da Liga Europa, em 27 de maio. Seu nome foi aprovado pela Uefa.

DIVIDIDA

“Ele [Fabrício] teve um dia de raiva,  de fúria, feriu demais o clube. A camisa é um símbolo do clube, não tem como ele ficar”

VITORIO PIFFERO

Presidente do Inter, sobre o lateral Fabrício não jogar mais no clube após ofender torcida e jogar a camisa do time no gramado depois de um jogo do Estadual