Representantes do governo federal e da APO (Autoridade Pública Olímpica) se reúnem nesta sexta-feira (30), em Bruxelas, na Bélgica, com membros da União Europeia para definirem os protocolos sanitários para as provas de hipismo na Rio-2016.
Deve ser o fim do imbróglio que, neste momento, coloca em risco a realização das provas no Rio, já que há burocracia para a emissão do certificado sanitário para liberar a entrada e saída de cavalos da Europa, EUA e Canadá no país para participarem das competições. Cogitou-se realizar as provas em Buenos Aires ou em Kentucky, nos EUA.
O objetivo do encontro é aprovar um modelo de certificação veterinária internacional que permitirá aos animais saírem do Brasil e entrarem em outros países sem restrições sanitárias após as competições da Rio-2016.
No início de novembro, a visita de uma delegação da Federação Internacional Equestre (FIE) para aprovar o sistema de medição da competição é considerada como limite para que seja solucionada a questão da entrada e saída dos cavalos do país.