No conselho técnico que definiu o regulamento do Campeonato Paulista-2016, nesta quinta (5), um dos pontos polêmicos não foi colocado em votação entre os 20 clubes participantes: o aumento do número de rebaixados de quatro para seis times.
A proposta foi apresentada pela Federação Paulista de Futebol, com a aval da TV Globo, que detém os direitos de transmissão da competição até 2021.
A ideia de reduzir os participantes da primeira divisão paulista para 16 clubes a partir de 2017 é tornar a competição mais atrativa comercialmente, já que terá menos jogos sem importância — subirão apenas dois times da Série A-2 de 2016 para 2017.
Segundo cartolas de clubes do interior que participaram da reunião, essa proposta não foi colocada em votação. Em compensação, todos tiveram aumento de cota para participar do torneio no ano que vem, em média de 20%, e os dois times extras rebaixados para 2017 terão um bônus para jogar a segunda divisão.
A maioria dos times ouvidos se mostrou favorável à diminuição de participantes, mas achou o número de rebaixados muito alto e que o corte poderia ter sido feito escalonado, em dois anos por exemplo, com descenso de quatro clubes da Série A-1 e ascensão de dois da A-2 em 2016 e 2017.