Corinthians fatura R$ 28 milhões com vendas de jogadores, mas projeta que não terá lucro em 2016

Por Marcel Rizzo

A venda de quase metade do time titular vai aliviar levemente a situação financeira do Corinthians. O clube prevê que esse dinheiro vai ajudar para que o balanço de 2016 fique no “zero a zero”, ou seja, que não haja lucro nem prejuízo.

Em 2015, a estimativa é que o prejuízo seja de R$ 50 milhões. Com as vendas de Jadson, Renato Augusto, Ralf e Vagner Love, o clube receberá cerca de R$ 28 milhões. Por enquanto, apenas os R$ 5,2 milhões de Jadson já caíram na conta do Corinthians.

Aqui em casa. Não há possibilidade de o Maracanã não ser a sede da final do futebol masculino da Rio-2016, apesar de a cerimônia de encerramento acontecer um dia depois da decisão. E o veto de tirar a partida da cidade partiu das autoridades do Rio , com o argumento de que a seleção brasileira pode ganhar o primeiro ouro no futebol, o que teria de acontecer na cidade-sede do evento.

Datas. O Maracanã receberá quatro jogos (veja quadro), e havia lobby do departamento de cerimônias para que não ocorressem essas partidas de futebol para não atrapalhar a preparação das festas de abertura e de encerramento dos Jogos.

Natural. Contra o desgaste do gramado com as cerimônias, a grama será preparada e cuidada do lado de fora do estádio, como é feito em algumas arenas da Europa e Ásia, e colocada imediatamente após os eventos para que possa haver partidas já nos dias subsequentes.

Poder. Há um movimento de federações estaduais para que uma assembleia na CBF seja convocada caso Marco Del Nero seja suspenso pela Fifa. Apesar de o estatuto só prever nova eleição em caso de  renúncia do presidente e todos os vices, há expectativa de que, na assembleia, possa se chegar a consenso de que é necessário novo pleito.

Poder 2. Pelo menos dez federações topariam, em caso de nova eleição ainda em 2016, apoiar o deputado federal, e ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez.

Amigos. Crefisa e Palmeiras comemoram, ao menos, o que veem como melhora da relação entre seus departamentos de marketing. Desde outubro de 2015, Eduardo Rodrigues, da patrocinadora, e Roberto Trinas, do clube, tocam projetos juntos. Os profissionais não se deixaram afetar pelas rusgas recentes entre as diretorias.

Colaborou GUILHERME SETO, de São Paulo