Impasse em perfil de presidente faz governo perder prazo para indicar membros de órgão fiscalizador do Profut

Por Marcel Rizzo

Impasse no perfil do presidente da Apfut (Autoridade Pública de Governança do Futebol) fez com que o governo federal perdesse o prazo para a indicação dos dez membros do órgão, que vai fiscalizar o cumprimento das obrigações dos clubes que aderiram ao Profut.

Há dúvida em nomear alguém com perfil mais técnico ou alguém com representatividade no mundo do futebol, como um ex-atleta de renome. A indicação deveria ser feita até 19 de fevereiro, mas até agora não saiu.

Escolhido. O Ministério do Esporte fez indicações à presidência, que agora precisa nomear para o órgão começar a funcionar. O representante dos clubes deverá ser Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, com Modesto Roma, do Santos, como o suplente.

Participação. O Bom Senso F.C. terá representante, indicado como membro de instituição que fomenta o esporte. O provável, porém, é que não seja um jogador e sim um executivo do grupo que faça parte do órgão.

No escuro. A não nomeação dos membros da Apfut faz com que os clubes que aderiram ao Profut, a lei de responsabilidade fiscal, não possam ser fiscalizados. “Como esse órgão ainda foi nomeado, não temos como saber quem está cumprindo o acordo. Teoricamente, todos que aderiram deveriam estar quitando essa dívida”, disse o advogado Carlos Eduardo Ambiel, que é especializado em direito desportivo.

Tarde. A segunda audiência em que o ex-presidente da CBF José Maria Marin apareceria em frente ao juiz de Nova York foi adiada para 13 de abril. Inicialmente marcada para 16 de março, mudou por decisão da corte, que alegou ajuste na agenda. Acusado de corrupção, Marin continua em prisão domiciliar.

Presença. Com a crise econômica e política, não é certa a presença da presidente Dilma Rousseff em comitiva do governo que vai à Grécia para receber a tocha olímpica, no fim de abril.

Ordem. A Fifa deu prazo até 31 de março para todas as confederações filiadas enviarem um plano de combate ao racismo, com ações que serão tomadas em curto prazo.

Outro foco.  Depois de investir na Liga dos Campeões e Brasileiro, o Esporte Interativo terá em sua grade programa sobre pôquer, em parceria com o 888poker. O programa terá entrevistas nas madrugadas de segunda.

X