Guia do governo federal contra violência no futebol vai ignorar os confrontos distantes dos estádios

Por Marcel Rizzo

O guia de recomendações para segurança no futebol, cuja previsão de lançamento pelo governo federal é maio, deixou de fora plano de ação para conter confrontos entre torcedores em locais distantes das arenas.

O documento prevê auxílio das forças de segurança para evitar conflitos dentro e nas imediações dos estádios, mas houve divergência no grupo que criou o guia sobre qual perímetro seria definido para criar plano de segurança a mais de 5 km das praças esportivas.

Morte. O guia foi elaborado pela Consegue (Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança dos Espetáculos Esportivos), formado por membros de ministérios como Justiça e Esporte. Os favoráveis à inclusão de plano de ação para áreas distantes dos estádios argumentaram que são onde ocorrem hoje os principais confrontos e usaram como exemplo a morte de um homem, em 3 de abril, a 32 km do Pacaembu.

Distâncias. Os contrários avaliam ser difícil definir perímetro nacional devido às características diferentes das cidades, algumas com longas distâncias, como São Paulo, e outras menores. Ponto comum foi que é preciso cobras de organizadas maior controle sobre suas sub-sedes.

Acabou. O técnico Tite foi avisado pela diretoria do Corinthians que a contratação de Marquinhos Gabriel, acordo quase fechado, será a última que receberá. A avaliação é que elenco está pronto.

TV fechada. Na terça (19), o Esporte Interativo anuncia acordo com 15 times para transmissão dos jogos do Brasileiro a partir de 2019: Santos, Inter, Atlético-PR, Coritiba, Bahia, Ceará, Joinville, Sampaio Corrêa, Paysandu, Ponte Preta, Criciúma, Fortaleza, Figueirense, Santa Cruz e Paraná.

Lá, não. O Palmeiras não pretende ceder o zagueiro Leandro Almeida ou o meia Régis ao Criciúma, como parte da transação do atacante Róger Guedes. Almeida está fora dos planos de Cuca, mas não quer ir a Santa Catarina.

Lista. A Fifa votará durante seu Congresso de maio, no México, a entrada de Kosovo como filiado 210. Isso deixaria a Europa empatada com a África como a maior confederação, com 54 membros.

Na mesa. O Fluminense ampliou até 2018 acordo com a Frescatto, rede de pescados, que vai oferecer alimentação também para o centro de treinamento da base.