O administrador Joaquim Monteiro de Carvalho é o novo indicado pela prefeitura do Rio para fazer parte do Conselho Público Olímpico.
Ele substitui a economista Maria Silvia Bastos Marques, que deixou a função para assumir a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no governo Michel Temer.
Carvalho preside atualmente a Empresa Olímpica Municipal (EOM), responsável por coordenar as obras da prefeitura ligadas à Olimpíada que começa em agosto, no Rio.
O Conselho Público Olímpico é a instância máxima da APO (Autoridade Pública Olímpica), e é formado por representantes dos governos federal, estadual (RJ) e municipal (Rio).
Suas principais funções são a aprovação ou modificação do estatuto e orçamento da APO, a aprovação da carteira de projetos olímpicos; a nomeação dos membros do Conselho de Governança e do Conselho Fiscal, e, o mais importante, a aprovação da Matriz de Responsabilidades da Rio-2016.
Fazem parte do Conselho, além de Monteiro, a empresária Luiza Trajano, indicada pelo governo federal, e o advogado Leonardo da Cunha, pelo governo do Rio.
É provável, porém, que Trajano seja substituída em breve, já que é indicação direta da presidente afastada Dilma Rousseff.