O comitê de reformas da CBF deve incluir no projeto que apresentará o número de 24 datas para a realização dos Estaduais e das Copas regionais já em 2017.
A ideia é que os torneios sejam simultâneos entre 29 de janeiro e início de maio do ano que vem. A sugestão é que os Estaduais tenham 16 datas, e as Copas oito, mas o tamanho de cada um seria ajustado com base na participação dos times em cada competição. Por exemplo: se nenhum time Paulista disputar Copas, a Federação Paulista pode usar mais de 16 datas em seu Estadual.
Além da Copa do Nordeste e da Copa Verde (que conta com equipes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo), será incluída a Primeira Liga, que reúne times dos três estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), de Minas Gerais e os cariocas Flamengo e Fluminense.
A Copa do Brasil só teria início ao fim dos estaduais e regionais, começando junto com o Brasileiro. Estará no projeto que não sejam realizados simultaneamente mais de dois torneios nacionais.