A campanha das candidatas à sede olímpica de 2024 está bem mais discreta na Rio-2016 do que normalmente acontece. O COI (Comitê Olímpico Internacional) recomendou contato limitado entre membros dos comitês nacionais e o colégio eleitoral (de quase 100 pessoas, entre ex-atletas e dirigentes), e que estes encontros aconteçam preferencialmente em eventos públicos.
O COI quer evitar que os votantes recebam presentes, o que já gerou polêmica em eleições anteriores.
Onde será?. Membros dos comitês de Paris (FRA), Los Angeles (EUA), Madri (ESP) e Budapeste (HUN) têm participado, principalmente, de eventos ligados às modalidades esportivas em que seus respectivos países se destacam.
Aposta. Eleitores acreditam que Paris e Los Angeles devam ser finalistas, e que a chance da Olimpíada ser nos Estados Unidos é grande porque o país é o principal investidor dos Jogos — e não recebe o evento desde 1996.
Zebra. Há, contudo, quem ache que Budapeste encaixe no perfil que o COI imagina para os Jogos a partir de agora, uma competição com menos ostentação. A decisão sai em setembro de 2017.
Plano C. Vanderlei Cordeiro de Lima não era a primeira opção para substituir Pelé no acendimento da pira olímpica, na festa de abertura da Olimpíada, na sexta (5). O Plano B, porém, também não aceitou.
Gastos. Funcionários de algumas instalações olímpicas têm recebido orientação para imprimir papéis o mínimo possível, e enviar documentos por email ou aplicativos de mensagem. Oficialmente a explicação é não gastar papel por sustentabilidade.
Apoio. O ouro de Rafaela Silva no judô já começou a atrair investidores interessados em ajudar no projeto social que a irmã dela, Raquel e que também é judoca, trabalha na Cidade de Deus, favela do Rio.
Doce. Todo atleta brasileiro que ganhar uma medalha na Rio-2016 receberá, de presente, uma panela cheia de brigadeiro. É uma tradição que começou em Londres-2012, como brincadeira para compensar os atletas após dias de dieta.
Presença. A secretária-geral da Fifa, a senegalesa Fatma Samoura, representará a entidade nas finais do futebol na Rio-2016. Será a primeira visita ao Brasil desde que assumiu o cargo, em maio.
Colaborou CAMILA MATTOSO, enviada ao Rio