Premiação para medalhistas brasileiros na Rio-2016 pode dobrar com ajuda de patrocinadores

Por Marcel Rizzo
X

Atletas brasileiros medalhistas na Rio-2016 devem no mínimo dobrar o valor de premiação inicialmente prometido pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), de R$ 35 mil por medalha — este piso será bancado por dois patrocinadores do comitê.

Ao menos quatro confederações acertam detalhes com empresas privadas ligadas à Olimpíada para que haja outros bônus a quem subir ao pódio. A previsão é que o valor chegue a R$ 70 mil, não necessariamente em dinheiro, mas com benefícios que possam ser usados pelos atletas e familiares.

Do bolso. A exceção será a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que deve pagar do próprio caixa, sem auxílio de patrocinadores, individualmente a cada jogador do futebol masculino valor bem superior ao piso de R$ 17,5 mil que o COB sugeriu para cada atleta do esporte coletivo medalhista na Rio-2016.

Sonho dourado. A CBF só deve pagar pelo ouro, diferentemente de outras modalidades, que pagam por qualquer medalha. No feminino, o valor do futebol também vai superar com folga os R$ 17,5 mil por atleta em caso de ouro.

Legado. Atletas e técnicos brasileiros esperam detalhes de como o Parque dos Atletas, local em que nesta Rio-2016 ocorrem treinamentos de algumas das modalidades, será usado pós-Olimpíada.

Lonas. A promessa é que o espaço seja liberado para uso de algumas confederações, mas há dúvida de como ficarão os equipamentos, alguns feitos de forma provisória.

Prospecção. O presidente da Federação Dominicana de Futebol, Osiris Guzman, está no Brasil acompanhando a delegação olímpica da República Dominicana e como chefe da sede de Belo Horizonte do futebol. Mas também aproveitou para tentar contratar um técnico brasileiro para sua seleção.

Rumo a 2018. O escolhido foi Gilson Kleina, ex-Palmeiras e que foi demitido do Coritiba em junho. Guzman e Kleina se reunirão neste domingo (12), em Belo Horizonte, e a tendência é o brasileiro aceitar o convite.

Colecionador. Na loja que a Coca Cola, um dos patrocinadores da Rio-2016, mantém no Parque Olímpico, um torcedor chinês gastou R$ 15 mil em pins  em um único dia, no início da semana. Só da versão onde é possível incluir a sua própria foto com a Tocha Olímpica no pin, ele levou 15.