São Paulo vai encomendar pesquisa para medir o tamanho da sua torcida

Por Bernardo Itri

Mapa tricolor

O São Paulo vai mensurar o tamanho de sua torcida e quais as características sociais de seus torcedores. O presidente do clube, Carlos Miguel Aidar, afirma já ter procurado o Ibope para que o instituto realize um levantamento sobre os são-paulinos. “Quero uma pesquisa atualizada sobre os torcedores: onde estão, quantos existem e a faixa social”, argumenta Aidar. Ainda não há prazo para execução e resultado da pesquisa.

Raio-X. Além da pesquisa com torcedores, Aidar quer identificar dentro do São Paulo quantos sócios do clube são de fato são-paulinos e quantos são apenas frequentadores das dependências sociais do Morumbi.

Efeito dominó. “Não me conformo que um torcedor contra o São Paulo eleja o presidente para gerir o futebol do São Paulo”, diz Aidar, sobre os possíveis sócios que não torcem para o clube. Na realidade, os sócios elegem os conselheiros, que escolhem o presidente do clube posteriormente.

Em reforma. Após contratar o motivador Lulinha Tavares e liberar o volante Josimar, o Palmeiras ainda estuda mais mudanças no clube para tentar evitar o rebaixamento do time no Campeonato Brasileiro.

Passado. Lulinha Tavares, aliás, tem no currículo ao menos um rebaixamento. Em 2008, estava no Figueirense, quando a equipe catarinense acabou caindo para a segunda divisão. Por outro lado, trabalhou no mesmo clube em 2011, ano em que o time terminou o Brasileiro em 7º colocado.

Passado 2. No Palmeiras, Lulinha trabalhou em 2013. Ele foi chamado para apagar o incêndio no clube após a goleada sofrida pelo time para o Mirassol, no Campeonato Paulista.

Inimigo… Sem clube, Tite diz que vai fazer de tudo para que Carlos Amarilla (PAR) não apite nenhuma partida de seu futuro clube. O técnico afirma que vai pedir para que a diretoria do time faça uma manifestação na Conmebol solicitando que o árbitro não participe de nenhum confronto de sua equipe.

…íntimo. O ressentimento de Tite com Amarilla tem origem no jogo entre Corinthians e Boca Juniors, em 2013, quando o juiz paraguaio anulou dois gols corintianos e não deu um pênalti.

Programa de índio. Tite relata inclusive que não gostou nem de assistir a partida entre Grêmio e Newell’s Old Boys, no estádio do clube gaúcho, em que Amarilla era o árbitro. Ele diz que, se soubesse antes que o paraguaio seria o juiz da partida, não iria à arena gremista.

Mudanças… Atual campeão nacional, o time de vôlei do Rio de Janeiro, comandado por Bernardinho, iniciará a temporada com mudanças. A equipe voltará a chamar-se Rexona-AdeS, marcas da Unilever, patrocinadora do time há 19 anos.

…à vista. Além da mudança no nome, a equipe passará a fabricar os próprios uniformes. A Olympikus, que há nove temporadas fornecia o material esportivo, não será mais parceira da equipe.

DIVIDIDA

“Toda segunda-feira poderia ser como essa

RONALDO XIMENES

diretor de futebol do Corinthians, ao comentar o dia seguinte à vitória do seu time sobre o São Paulo, no Itaquerão