Bom Senso quer que Dilma e Aécio se comprometam a democratizar a CBF

Por Bernardo Itri

O Bom Senso, movimento que reúne os principais jogadores do país, quer que os candidatos à presidência da República assumam compromisso de mudar a administração do futebol brasileiro. O grupo propõe que Dilma Rousseff e Aécio Neves prometam levantar a bandeira de democratizar a CBF. Os jogadores estudam emitir uma carta aberta à petista e ao tucano para pleitear o pacto nesta última semana de campanha.

Assembleia. Os líderes do Bom Senso discutem se fazem esse pedido publicamente, por meio de carta aberta, ou se entregam diretamente aos presidenciáveis. A proximidade de Aécio Neves com a cúpula da CBF e a repulsa à confederação demonstrada por Dilma Rousseff são ponderados para que o movimento tome a decisão.

Retrato. Se for emitida, a carta aos candidatos deve citar a goleada sofrida pela seleção brasileira para a Alemanha, por 7 a 1, na Copa, para argumentar a favor da necessidade de democratização da CBF. O fato de aproximadamente 80% dos jogadores ficarem sem trabalhar por ao menos seis meses no ano também deve ser mencionado.

Me dê motivo. A derrota para o Santos por 3 a 1, neste domingo, faz aumentar ainda mais a pressão para o Palmeiras demitir José Carlos Brunoro antes da eleição no clube. Cartolas palmeirenses argumentam que tanto Paulo Nobre como Wlademir Pescarmona, candidatos à presidência, já sinalizaram que não vão mantê-lo em 2015 e, por isso, não há por que segurá-lo até o fim do ano.

Cobertor curto. A multa rescisória de Brunoro, principal executivo palmeirense, é usada como motivo para que ele não seja demitido antes do fim de seu contrato, que termina em dezembro.

Prioridade. O São Paulo não deve mais fazer pré-temporada para 2015 nos EUA. O plano era disputar dois amistosos contra times alemães na Flórida, nos dias 14 e 17 de janeiro. Mas a possibilidade de uma final da Sul-Americana neste ano –competição prioridade do clube– provocará retorno de férias somente no dia 10 de janeiro, tempo insuficiente para jogos após as férias.

Quórum completo. Outro motivo para preparar a equipe no Brasil é facilitar a participação em evento de despedida de Rogério Ceni, ainda sem data, mas que deve ser em janeiro.

Caminho aberto. A desistência do São Paulo abre a porta para outro clube brasileiro participar dos amistosos em Orlando.

Aposta... A partida do próximo sábado entre Fortaleza e Macaé, que vale vaga na Série B de 2015, pode bater o recorde de público do novo Castelão, de 60.068 pagantes, registrado na final da Copa do Nordeste. Serão colocadas à venda 56 mil entradas, mas, com as vendas para sócios-torcedores, a expectativa no Estado é que o público da partida chegue a 63 mil torcedores.

…alta. O Fortaleza, que tem 6,5 mil sócios-torcedores, empatou a primeira partida contra o Macaé em 0 a 0.

Colaborou EDUARDO OHATA, de São Paulo

DIVIDIDA

“Não é papel da lei colocar um teto de gastos no futebol. Tem que haver um acordo entre os clubes

LÁSARO DA CUNHA
diretor jurídico do Atlético-MG, que é a favor da limitação, mas contra a proposta do Bom Senso de colocar na lei de responsabilidade fiscal um teto de gastos dos clubes com o futebol