Um dos legados da Copa, a tecnologia para detectar se a bola entrou no gol está deixando o Brasil. A Goal Control, empresa que alugou os equipamentos para o Mundial, não conseguiu investidores que financiassem a utilização nos campeonatos nacionais e vai retirar os sistemas alugados que ficaram no país, nas 12 arenas da Copa. Eram necessários mais 18 equipamentos, cujo custo total é de aproximadamente R$ 20 milhões.
Isonomia. Os sistemas que ficaram no Brasil estão guardados e inutilizados pelos administradores dos 12 estádios da Copa do Mundo. A CBF veta o uso sob o argumento de que não pode utilizar as máquinas apenas em alguns jogos e, portanto, teria que comprar para todos os estádios utilizados nas competições nacionais.
Tô fora. A CBF, inclusive, foi procurada para financiar a implantação da tecnologia, mas negou o investimento.
No contrapé. Além de gerar preocupação, a nomeação de George Hilton para o Ministério do Esporte pegou todos os envolvidos na organização dos Jogos de 2016 de surpresa. A maioria dos entes ligados à competição não só torcia para que Aldo Rebelo continuasse no comando da pasta, mas estava certa de que isso ocorreria.
Minha 1ª vez. Hilton, aliás, se manifestou publicamente nesta sexta (26) sobre a Olimpíada. Ele, que nunca havia citado esporte em sua passagem pela Câmara, publicou no Facebook link do Comitê Organizador da Rio-16 que trata dos países classificados para o torneio.
‘Arriba’. Após rescindir com o Fluminense, Rafael Sóbis foi cotado para reforçar clubes brasileiros, mas seu destino deve ser o México. O atacante já tem acerto encaminhado para atuar em 2015 no mesmo país em que Ronaldinho Gaúcho está.
Olho grande. A transferência de Sóbis para clubes nacionais é dificultada porque os cartolas se assustaram com a pedida salarial.
Lição… Titular do Paris Saint-Germain, Lucas diz que ter ficado de fora da Copa do Mundo reforçou sua experiência como jogador e se vê em seu melhor momento na Europa. “Estou mais maduro, por ficar fora da Copa, de várias convocações. Posso acrescentar mais para a seleção. E acho que me encaixo nesse processo de renovação. Quero voltar para a seleção e ficar”, disse o atacante.
…de casa. Convocado por Dunga em novembro, mas cortado por causa de uma lesão, Lucas elogia o técnico e entende que os jogadores precisam retomar o respeito da seleção. “Depende muito dos jogadores. A gente tem que ter essa consciência. Temos que ter a humildade de que precisamos melhorar. Tem outras seleções à frente. Só a qualidade não vai resolver”, afirmou.
Objetivo. “A seleção brasileira está sempre na minha cabeça”, completou Lucas.
Turismo? Os jogadores do Corinthians terão que participar até de eventos comerciais na Disney durante pré-temporada em Orlando. A presença dos atletas nos parques faz parte do plano para arrecadar dinheiro com a viagem. A diretoria alvinegra diz que os atos comerciais não vão atrapalhar os treinamentos do time.
Precoce. A Federação Cearense de Futebol não segue o calendário da CBF, com pré-temporada em janeiro, e marcou o início do campeonato estadual para 14 de janeiro. Com isso, o Ceará, atual campeão, começou seus trabalhos nesta sexta, antes da virada do ano.
DIVIDIDA
“Não fui convidado para a comissão da Fifa que trata do fim dos direitos econômicos para agradar a ninguém. Vou lá defender os clubes sul-americanos
MARCOS MOTTA
advogado especialista em direito desportivo e membro da comissão da Fifa, sobre a decisão de extinguir já em 2015 a participação de investidores em atletas