O Corinthians abre 2015 como o grande paulista com maior número de jogadores sob contrato. São 119 atletas, sem contar os reforços. Uma das metas do próximo presidente que assumir é diminuir esse número, que muitas vezes gera gasto mesmo se o atleta está emprestado já que o clube costuma bancar parte do salário. O São Paulo, por exemplo, começa a temporada com 59 atletas, pouco menos do que a metade corintiana.
Inchado… O Palmeiras tem 84 atletas registrados na Federação Paulista de Futebol, já sem contar os dez jogadores que tiveram os acordos encerrados em 31 de dezembro, como o atacante Henrique e o volante Eguren.
…ainda mais Esse número vai aumentar já que até agora são sete reforços no time palmeirense. O Santos fecha os grandes com 68 atletas sob contrato.
Comparação. No Rio, o campeão de jogadores registrados entre os grandes é o Fluminense, que conta com 103. Flamengo tem 84, o Vasco 73 e o Botafogo, rebaixado à Série B do Brasileiro, tem o mais enxuto grupo com 63.
Ao ataque. Conselheiros que fazem oposição a Paulo Nobre no Palmeiras criticam a possibilidade de o clube contratar o atacante Rafael Marques, que está no futebol chinês e foi um dos pedidos do técnico Oswaldo de Oliveira logo após chegar.
Dez anos depois. Em janeiro de 2005, um dos últimos atos de Mustafá Contursi como presidente do Palmeiras foi liberar de graça Rafael Marques, que em 2004 havia sido destaque na Copa São Paulo de Júnior. Ele foi para o Marília. Contursi hoje é aliado de Paulo Nobre, que se quiser tirar Rafael Marques da China terá que desembolsar bastante dinheiro.
Liga mais forte. A comissão técnica da seleção avalia com interesse a possível mudança do goleiro Neto da Fiorentina para o Liverpool. O jogador impressionou durante treinos para os amistosos de novembro e está na briga com Rafael Cabral pela reserva de Jefferson.
Campo neutro. A Fifa acatou um pedido antigo de algumas confederações e a partir de 2015 poderá haver uma cota a ser paga para a associação que receber em seu território jogo entre seleções principais de outras associações filiadas à Fifa.
Exemplo Se Brasil e Colômbia jogarem nos EUA, como aconteceu em setembro de 2014, a federação norte-americana poderá ter parte da renda.
Direitos iguais. Outra decisão da Fifa que vale a partir de 2015 é que os clubes passarão a ter proteção caso suas jogadoras sofram lesões jogando por seleções, no Programa da Fifa de Proteção ao Clube. Até agora a regra só valia para os homens.
Ressarcimento. Em caso de alguma atleta se machucar atuando por sua seleção em jogos aprovados pela Fifa (amistosos ou competições oficiais), a entidade pagará o salário da atleta ao seu clube pelo período em que a jogadora ficar fora de ação.
Internacional. Não é só o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o time do exterior que fará amistosos no Brasil em janeiro. A Federação Pernambucana de Futebol vai divulgar nos próximos dias que o Nacional, do Uruguai, vai ao Recife enfrentar o Sport, no dia 24 de janeiro. O jogo terá transmissão ao vivo pela canal Esporte Interativo.
Preparação. Como o jogo entre Bahia x Shakhtar, em Salvador, a partida em Pernambuco servirá de aperitivo para a Copa do Nordeste, que terá início em 3 de fevereiro. Os ucranianos ainda jogarão em Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre
DIVIDIDA
“Temos que voltar a ser o Milan. E a vitória sobre o Real Madrid foi ótima, um duro golpe na autoestima do adversário
SILVIO BERLUSCONI
Proprietário do Milan, sobre vitória em amistoso contra o rival espanhol