Bancada da bola tenta excluir da MP obrigações mais severas a clubes e CBF

Por Bernardo Itri

A bancada da bola movimenta-se para derrubar da MP das dívidas fiscais as regras mais severas, vistas pelos parlamentares como prejudiciais aos clubes e CBF. Na reunião com o governo, nesta terça (17), deputados ligados aos cartolas se opuseram à obrigatoriedade de os clubes investirem em futebol feminino, à proposta que limita o investimento no futebol em até 70% do faturamento e ao prazo de quatro anos dos mandatos de dirigentes.

Cerco… Um item que especialmente desagradou a bancada da bola praticamente obriga a CBF a se enquadrar no artigo 18-A da Lei Pelé. O dispositivo diz que os clubes que aderirem ao refinanciamento podem perder o benefício caso participem de competições organizadas por entidades que não se encaixam na norma da Lei Pelé.

…fechado. Pelo artigo 18-A, a CBF teria de limitar o mandato dos cartolas em quatro anos com só uma reeleição, incluir os atletas como seus eleitores e dar transparência nas contas.

Impedimento. O argumento usado pelos parlamentares que defendem os clubes foi que essas medidas significariam uma intervenção do governo na gestão do futebol brasileiro, o que seria passível de punições da Fifa.

X

Tente… O presidente do Grêmio Romildo Bolzan aproveitou viagem a São Paulo nesta semana para tentar negociar a rescisão com Kléber. Ele contatou representantes do atacante, que não abrem mão de receber todo o dinheiro que o jogador teria direito no clube –R$ 650 mil mensais até o fim de 2016. Até então, não houve acordo.

…outra vez. O estafe de Kléber, aliás, aguarda um desfecho na negociação para negociar a transferência do jogador para outra equipe.

Prazo perdido. O São Paulo entra em campo contra o San Lorenzo, jogo considerado crucial para sua sobrevivência na Libertadores, ainda com débitos em aberto com jogadores. O clube não conseguiu quitar todas os atrasos em direitos de imagem a tempo da partida.

Sem pressa. Jogadores que reclamam do atraso nas premiações pelos jogos da Libertadores, inclusive, terão de esperar até o fim de abril. O presidente Carlos Miguel Aidar afirma que os bichos são quitados pelo clube de acordo com as fases da competição. Os prêmios, então, só serão pagos após a última partida contra o Corinthians.

Aliviou. Expulso no jogo com o Vitória da Conquista, Arouca recebeu pena mínima do STJD em julgamento nesta terça (17). O volante, que recebeu cartão vermelho ao dar um carrinho frontal em um atleta do time baiano, foi denunciado por jogada violenta e levou suspensão de apenas uma partida –o máximo previsto pelo tribunal pelo caso seriam seis jogos.

Efeito Rio-16. Promessa brasileira e medalhista da Copa do Mundo no tiro com arco, Marcus Vinicius D’Almeida, terá seu primeiro patrocínio aos 16 anos. Fechou contrato com a empresa de tecnologia Cisco. A parceria será anunciado no próximo dia 26, no Rio de Janeiro.

DIVIDIDA

“O que incomoda o Cristiano Ronaldo é ser comparado ao Messi, enquanto o Messi é comparado a Pelé e Maradona

Hristo Stoichkov

ex-jogador búlgaro do Barcelona, sobre o atacante do Real Madrid