Clubes montam boicote à MP do futebol: “ninguém vai aderir”, diz CBF

Por Bernardo Itri

CBF e clubes da Série A articularam ontem um boicote à medida provisória editada pela presidente Dilma Rousseff. Em reunião na confederação foi acordado que nenhum clube, exceto o Flamengo, vai aderir ao refinanciamento da dívida, sob as condições do governo. “A MP, com sua inconstitucionalidade, não expressa o que o futebol precisa. Do jeito que está, ninguém adere”, diz Walter Feldman, secretário-geral da CBF.

Gol contra. A partir da reunião de quarta, será encaminhado à Câmara um posicionamento contrário ao atual formato da MP. A expectativa da CBF é que os congressistas alterem consideravelmente o texto e atendam o que os clubes pleiteiam.

No jogo. O Flamengo é exceção ao boicote. Embora se oponha a itens pontuais da MP, o clube se vê apto a aderir ao refinanciamento com todas as contrapartidas descritas no texto elaborado pelo governo federal.

X

Tête-à-tête. Preferido da diretoria são-paulina, Alejandro Sabella já se encontrou pessoalmente com um membro da diretoria do clube para ouvir a proposta.

Plano A. Sabella foi, por enquanto, o único candidato a técnico do São Paulo que se reuniu com a cartolagem tricolor. Os contatos com Vanderlei Luxemburgo, Jorge Sampaoli e Abel Braga foram feitos por telefone.

Plano B. Parte da diretoria e grande parcela do conselho são-paulino têm pedido a contratação de Luxemburgo. Argumentam que a chegada do técnico carioca representaria uma mudança de costumes no departamento de futebol são-paulino, além de ser uma aposta que demonstra rompimento total com Juvenal Juvêncio, que vetava Luxemburgo.

Ato… O convite para Ana Moser assumir a Autoridade Pública Olímpica é interpretado por entes envolvidos na organização dos Jogos como uma manobra política. A ideia é que, com um alto cargo, a ex-atleta esvazie o protagonismo político do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB).

…político. Nomeada e com respaldo do governo, Ana Moser deve ser acionada para participar de eventos grandes relacionados à Olimpíada, o que deve ofuscar a imagem de Eduardo Paes como o político da Rio-2016.

Previsão… À frente da CBF, as ligas da Espanha e de Portugal realizam nesta quinta-feira (9) um seminário para discutir o fim dos direitos econômicos dos jogadores, imposto pela Fifa.

…do tempo. Vão debater a medida representantes de clubes como Flamengo, Atlético-PR, Sevilla, Porto e Atlético de Madrid. O Doyen Sports e outros dois fundos também discutirão a implantação da ideia.

Nordeste explorado. A ESPN tenta ampliar sua atuação no futebol do nordeste. Depois de ter transmitido nas últimas semanas Globo-RN x América de Natal e ABC x Boa Vista e receber bom retorno de audiência, a emissora planeja exibir mais partidas dos clubes da região.

DIVIDIDA

“Não sai um centavo do orçamento da prefeitura para a Olimpíada

CELSO JATENE

secretário de Esportes de São Paulo, refutando pagar qualquer parte dos R$ 13 milhões necessários para a compra das estruturas temporárias do Itaquerão